Sensibilização Ambiental

A Gestão Sustentável do Ambiente é a única forma de garantir que as gerações atuais satisfazem as suas necessidades, sem colocar em risco a satisfação das necessidades das gerações vindouras.


O aumento da sensibilidade dos indivíduos e de grupos para as questões do ambiente são alguns dos elementos que colocam em evidência a crescente necessidade da Gestão Ambiental por parte dos organismos públicos, como parte de um processo para a consecução de sociedades sustentáveis.


As tarefas da responsabilidade da Ambiolhão na sustentabilidade ambiental, compreendem um conjunto de ações pertinentes e esforços, que se estendem da educação ambiental à inovação tecnológica, passando, por exemplo, pelo sistema de gestão dos resíduos urbanos, pela limpeza urbana, pela criação e manutenção de espaços verdes, tarefas estas fundamentais, quando se quer gerir a qualidade sócio – ambiental do Concelho.


Mas os desafios para a gestão do ambiente são enormes, estendendo-se muito para além da recolha de resíduos, do saneamento básico ou do abastecimento de água potável.


A existência de cidadãos pró-ativos e ambientalmente responsáveis é um dos pilares essenciais da sustentabilidade. É neste âmbito que se insere o conceito de Educação Ambiental que constitui uma forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e, consequentemente, uma mudança de atitudes.

 

 

Conservação dos Espaços Naturais

O ritmo acelerado das atividades humanas e as frequentes agressões aos espaços naturais não são compatíveis com a lenta regeneração destes ecossistemas. O importante património natural que cada espaço natural integra, com enorme relevância do ponto de vista social, económico e ambiental, pode rapidamente ser destruído devido à forma como o homem utiliza esses espaços. A intervenção nos espaços naturais terá que ser sempre baseada no devido planeamento com a adoção de medidas que minimizam ou eliminem possíveis impactes ambientais negativos. Na atualidade é fundamental que todos os setores da sociedade desenvolvam e disseminem conhecimentos e formem cidadãos com novas atitudes e valores em relação ao ambiente.


- Utilize espécies autóctones e evite a introdução de espécies exóticas.
- Atenção à poluição.
- Cuidado com os incêndios.
- Não adquira produtos de espécies ameaçadas ou mesmo espécies vivas.
- Opte por mobiliário feito com madeira certificada que garante que não foi feito nenhum abate ilegal e que foi posteriormente realizada uma reflorestação.

 

 

Política dos 4 RS

Todos os dias produzimos uma grande quantidade de lixo que pode ser valorizado, isto é, reciclado.


Porque é importante reciclar?

Por cada tonelada de papel reciclado evita-se o abate de 20 árvores, economiza-se 71% de energia elétrica, 90% de água e 74% de poluição do ar.
O plástico e o metal demoram entre 200 e 500 anos a decompor-se, por isso é tão importante reciclá-los. Ao reciclar o plástico ocorre uma grande poupança de petróleo.
Por cada tonelada de vidro reciclado economiza-se cerca de 1300 kg de areia e diminui-se a poluição atmosférica e hídrica.
Ao reciclar pilhas estamos a recuperar compostos químicos que podem voltar a ser utilizados no fabrico de novos materiais. Já para não falar no que estes materiais provocam (ex.: cancro) quando são deitados no meio ambiente ou juntamente com os resíduos urbanos.

 

 

 


4 R's é o nome que se dá a um conjunto de quatro ações que devemos adotar em relação aos resíduos:


Reduzir – reduzir a quantidade de lixo produzido por cada um de nós
Reutilizar – utilizar mais do que uma vez um produto
Recuperar – recuperar um bem restaurando os danos
Reciclar – transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos

 

 

Poupança de Água

A água é um recurso fundamental para a existência de vida. Só apenas uma fração muito pequena (1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível para o homem e para outros seres vivos, sob a forma de lagos e rios.
Sendo um bem esgotável, é obrigação das sociedades a adoção de medidas que assegurem a quantidade e qualidade de água necessárias às gerações futuras.


- Opte pelo duche em vez de banho de imersão
- Feche a torneira enquanto lava os dentes ou se barbeia
- Verifique regularmente as fugas de água
- Utilize as máquinas de lavar roupa ou louça sempre com carga máxima
- Não lave louça com a água a correr
- Opte por lavar o carro em estações de serviço
- Não lave os quintais ou ruas com mangueira, opte por varrer
- Regue as plantas com regador e fora das horas de maior calor

 

 

Boas Práticas Ambientais

Proteger o ambiente é tarefa de todos, pelo que se apela à participação ativa de todos os que habitam ou visitam o concelho de Olhão, na certeza de que com pequenos gestos diários estaremos a contribuir da melhor forma para a existência de cidadãos pró-ativos e ambientalmente responsáveis.


Se atendermos a estas recomendações estaremos a contribuir para um concelho mais sustentável, logo para um planeta mais saudável.