Missão | Visão | Política

Missão

A Ambiolhão – Empresa Municipal de Ambiente de Olhão, E.M., tem como missão prestar de forma permanente um serviço sustentável no que se refere à:

- Gestão do sistema público de abastecimento de água;
- Gestão do sistema público de saneamento;
- Recolha e transporte dos resíduos urbanos;
- Limpeza e higiene pública;
- Promoção da qualidade ambiental no concelho de Olhão.

No âmbito de atuação da empresa, a gestão dos sistemas públicos acima mencionados, contempla as atividades de operação, manutenção e reabilitação das infraestruturas inerentes, de forma a garantir o seu normal funcionamento, dentro dos padrões de qualidade adequados à satisfação dos nossos clientes e utilizadores.

A missão da Ambiolhão, E. M. integra ainda as ações de ampliação das infraestruturas necessárias à evolução e aumento gradual das zonas de cobertura dos serviços de águas, saneamento e resíduos urbanos.

 

 



Visão

Atenta às necessidades e expetativas dos nossos cidadãos e visitantes, e de olhos postos na sustentabilidade técnico-económica, social e ambiental, queremos prestar um serviço de excelência, contemplando a qualidade, a inovação e a melhoria contínua dos nossos serviços.

Pretendemos igualmente acautelar a correta gestão dos recursos ambientais, salvaguardar a saúde pública e a melhoria da qualidade de vida no concelho de Olhão.

Em suma, visamos o desenvolvimento da nossa organização, de modo a que esta se torne uma referência a nível regional e nacional no setor de gestão de águas e resíduos.
 

 

 



Política da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho

A Ambiolhão – Empresa Municipal de Ambiente de Olhão, E.M., durante o cumprimento da sua missão, está ciente e atenta às necessidades e expetativas de todos os cidadãos e visitantes do concelho de Olhão.

Consciente da sua responsabilidade, no desempenho da nobre prestação de serviço público, pretende a Ambiolhão, E.M. manter uma estratégia organizativa sustentável e segura das suas atividades, acautelar a correta gestão dos recursos ambientais, salvaguardar a saúde pública e a melhoria da qualidade de vida no concelho de Olhão.

Neste sentido, a Ambiolhão, E.M. assume os seguintes compromissos:

I. Legislação e Outros Requisitos Aplicáveis
Desenvolver todos os esforços, para cumprir os requisitos legais aplicáveis e outros requisitos voluntariamente subscritos, relativos à qualidade dos serviços prestados aos consumidores, aos aspetos ambientais das suas atividades desenvolvidas no espaço público comum e à segurança e saúde dos seus colaboradores, incluindo a implementação das recomendações emitidas pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR.

II. Satisfação
Identificar os requisitos dos clientes e de todos os cidadãos abrangidos pelos seus serviços de recolha de resíduos urbanos, limpeza e higiene urbana, abastecimento de água e recolha de águas residuais, entre as outras intervenções, superando sempre que possível as suas expectativas. Promover e avaliar continuamente a qualidade dos serviços prestados, a satisfação dos seus colaboradores, assim como a avaliação dos serviços prestados pelos fornecedores.

III. Prevenção da Poluição e Gestão de Recursos
Prevenir a poluição e gerir adequadamente a minimização dos impactes ambientais resultantes das suas atividades, com a utilização racional dos recursos renováveis e não renováveis como o caso do combustível, contribuindo para um futuro mais sustentável e para a promoção da qualidade ambiental no concelho de Olhão.

IV. Segurança e Saúde do Trabalho
Promover um ambiente de trabalho seguro e saudável aos seus colaboradores e prestadores de serviços, com a identificação, controlo e eliminação sempre que possível, de todos os riscos profissionais, de acordo com os princípios de prevenção implementados na empresa.

V. Formação e Competência
Fomentar a motivação e participação de todos os colaboradores, na concretização dos objetivos assumidos, através do trabalho em equipa, da formação e da sensibilização contínua, adequando as suas competências às exigências da melhoria da qualidade dos serviços prestados, à minimização dos impactes ambientais e ao controlo dos riscos de segurança e saúde no trabalho.

VI. Melhoria Contínua
Melhorar continuamente a eficácia do seu sistema de gestão, definindo e dando a conhecer a todos os intervenientes, melhores procedimentos que permitam atingir todos os fatores de sucesso e o controlo das atividades desenvolvidas, bem como a adoção de melhores práticas, atendendo sempre ao bem estar dos nossos clientes e colaboradores e a proteção do meio ambiente.

Porque apostamos na qualidade dos nossos serviços, estamos convictos que com o empenho de todos os que colaboram diariamente com e para a nossa entidade , os objetivos desta política serão atingidos.