O nosso balcão de atendimento ao público encontra-se atualmente encerrado decorrente do plano de contingência em vigor na Ambiolhão E.M.. O nosso plano de contingência tem vindo a ser atualizado, em função das orientações da Direção Geral de Saúde, da Organização Mundial de Saúde e das decisões governamentais, e pretende salvaguardar 3 aspetos fundamentais: o bem-estar e segurança dos nossos colaboradores e utilizadores, o normal funcionamento das nossas operações e a resposta às necessidades essenciais dos nossos utilizadores. Estamos a acompanhar e monitorizar a evolução da situação e atualizaremos o nosso plano sempre que necessário.
Continuamos a prestar todos os esclarecimentos aos nossos utilizadores através da linha de atendimento telefónico 289 720 000 e dos emails: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
Para melhor esclarecimento dos nossos utilizadores, relativo aos serviços de faturação e pagamentos durante este período de estado de emergência, preparámos um conjunto de Perguntas Frequentes para esclarecimento das suas dúvidas.
MEDIDAS COVID-19 – Adiamento do prazo para pagamento das faturas.
1.Costuma vir um colaborador da Ambiolhão fazer a leitura do contador, se ele não vier como será calculado o consumo mensal da minha fatura?
R: Tem ao seu dispor para o envio da leitura do seu contador o email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., no nosso site poderá preencher o formulário apropriado em http://www.ambiolhao.pt/site/index.php/clientes/leituras-do-contador e poderá ligar para a linha de atendimento telefónico 289 720 000, devendo para o efeito, indicar o código de utilizador que consta na sua fatura (canto superior direito). Deverá fornecer a leitura dentro do período indicado no campo “comunicação de leituras” da sua fatura e salvaguardar que a leitura faturada é correspondente ao consumo real. Caso esta não seja fornecida neste período, o consumo será calculado por estimativa, com base na média das duas últimas leituras.
2.Tenho uma fatura que já ultrapassou o prazo, e normalmente desloco-me ao balcão de atendimento, como posso pagar agora?
R: Tem ao seu dispor uma linha de atendimento telefónico 289 720 000 e o email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. para onde poderá solicitar uma nova referência bancária. Em poucos minutos receberá no seu telemóvel uma mensagem com os respetivos dados para o pagamento que deverá realizar até ao final desse dia. Se o pedido for efetuado via email após as 17:00, o sms será enviado no dia seguinte e deverá ser pago até ao final do dia.
3.Tenho uma notificação de corte e deixei passar o prazo. O balcão de atendimento está encerrado, como faço para evitar o corte?
R: Tem ao seu dispor uma linha de atendimento telefónico 289 720 000 e email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. para onde poderá ligar e solicitar uma nova referência bancária.
4.Estou doente em casa e tenho receio de receber as faturas e não as poder pagar: como posso fazer?
R: Tem ao seu dispor uma linha de atendimento telefónico 289 720 000 e email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. para onde poderá ligar e neste período excecional, ativar por esta via o débito direto.
5.Não estou a receber as minhas faturas, como posso ter acesso alternativo aos CTT?
R: Poderá aderir à fatura eletrónica através do nosso site em: http://www.ambiolhao.pt/site/index.php/clientes/contrato/adesao-a-fatura-eletronica, ou solicitar através do email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it., uma 2ª via da sua fatura.
6.Li o vosso comunicado no qual informam que vão adiar o prazo de pagamento das faturas. Este adiamento abrange faturas anteriores cujo prazo limite para pagamento já se encontra ultrapassado?
R: Não, este adiamento não contempla faturas que já ultrapassaram a data limite de pagamento nesta data. Deverá ligar preferencialmente para a linha de atendimento telefónico 289 720 000 ou através do email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e solicitar uma nova referência bancária para proceder ao pagamento.
7.Li o vosso comunicado no qual informam que vão adiar o prazo de pagamento das faturas. Que prazo adicional vai ser dado para pagamento das faturas durante o período de estado de emergência?
R: O adiamento dos prazos para pagamento confere ao utilizador a possibilidade de pagar as faturas emitidas durante o período de estado de emergência (meses de março, abril e maio) até um limite máximo de 12 prestações, a partir do mês de setembro de 2020.
8.Como posso fazer para aderir ao pagamento das minhas faturas em prestações?
R: Para beneficiar desta medida excecional, os utilizadores devem efetuar, para cada fatura, um pedido de adiamento do pagamento, através do email: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou através da linha de atendimento telefónico 289 720 00, indicando os dados seguintes:
-Código de utilizador
-n.º da fatura
-nome do utilizador
- n.º contribuinte do utilizador
- morada de consumo
- contacto do utilizador
- número de prestações (1 a 12)
Recebidos os dados será criado o plano de prestações que começará a ser cobrado com a fatura emitida no mês de setembro e meses seguintes , até ao cumprimento do pagamento total do plano de prestações.
9.Posso pedir um plano de prestações apenas para uma fatura que não consiga pagar?
R: Sim, o plano de prestações é solicitado por fatura, conferindo desta forma aos utilizadores a possibilidade de pedirem o plano para uma, duas ou para as três faturas. acumulará com as faturas mensalmente emitidas após o período de estado de emergência.
10.Se pedir um plano de prestações, este vai acumular com a faturação mensal?
R: Sim, o plano de prestações acumulará com as faturas mensalmente emitidas a partir do mês de setembro. Caso exista incumprimento do pagamento de uma das prestações, este implicará a suspensão do abastecimento de água.
11.Li o vosso comunicado no qual informam que vão adiar o prazo de pagamento das faturas. Pretendo continuar a pagar as faturas nas datas estipuladas, como devo fazer?
R: Basta efetuar o pagamento com os dados fornecidos na fatura até à data limite de pagamento da mesma.
12.Não paguei a fatura emitida em fevereiro com data limite de pagamento até 16/03 e recebi a notificação por sms com os dados para pagamento até 31/03. Este pagamento vai ser adiado?
R: Não, a data de pagamento da fatura já se encontra ultrapassado e já beneficiou do alargamento do prazo. Deverá ligar para a linha de atendimento telefónico 289 720 000 e solicitar uma nova referência bancária. O 2º aviso será emitido a partir desta data e terá o prazo de pagamento previsto na lei.
13.O prazo de vencimento da fatura emitida em março termina no próximo dia 15/04. Até que data posso efetuar o pagamento?
R: Esta fatura já beneficiará do prazo de adiamento para pagamento de faturas, pelo que poderá pagar esta fatura em data posterior ao dia 15/04.
14.Tenho o pagamento por débito direto, e pretendo continuar a efetuar os pagamentos mensalmente das faturas nas datas estabelecidas. As faturas continuaram a ser descontadas nessas datas?
R: Sim, as faturas por débito direto serão descontadas mensalmente nas datas limites de pagamento estabelecidas nas faturas.
15.Tenho o pagamento por débito direto, e pretendo beneficiar do adiamento do prazo de pagamento da fatura. Como posso beneficiar desse adiamento?
R: A fatura emitida no dia 12/03/2020, com débito direto no dia 01/04/2020, será debitada na conta bancária no dia indicado. Para beneficiar do adiamento do prazo de pagamento das faturas seguintes deve enviar para o email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. um pedido de cancelamento do débito direto, identificando no email o seu código de utilizador. Também o poderá solicitar através da linha de atendimento telefónico 289 720 000. A sua fatura deixará de conter os seus dados bancários e passará a conter a referência MB.
16.Tenho atualmente um plano de prestações autorizado. Como ficam agora as prestações mensais?
R: As prestações mensais podem ser adiadas a partir do mês de abril, devendo quem pretender beneficiar do adiamento dos prazos de pagamento, ligar para a linha de atendimento telefónico 280 720 000 ou enviar email para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. a solicitar esse adiamento devendo para o efeito indicar o código de utilizador.
17.Quando não consigo pagar as faturas dentro do prazo recebo um 2º aviso para pagamento da fatura? Esse 2º aviso continuará a ser emitido caso não pague as faturas nos novos prazos de vencimento?
R: A emissão do 2º aviso decorre de uma obrigação legal de notificação aos utilizadores, pelo que é obrigatório a sua emissão. Durante o período de estado de emergência não será cobrada a taxa do 2º aviso emitido. A sua emissão é importante porque confere aos utilizadores que não tenham possibilidade de efetuar o pagamento no prazo limite, o possam fazer num prazo limite mais alargado.
18.As faturas continuam a ser enviadas mensalmente?
R: Não existe nenhuma alteração no que respeita ao período de faturação dos consumos, pelo que as suas faturas continuarão a ser enviadas mensalmente.
19.Tenho a minha atividade profissional suspensa/empresa encerrada, e não vou efetuar consumos de água neste período de estado de emergência. O que devo fazer?
R: Deverá solicitar a suspensão temporária do serviço de abastecimento e assim evitar o pagamento de qualquer valor, seja de água, saneamento e ou resíduos urbanos Para o efeito dispõe da linha de atendimento telefónico 289 720 000 e email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. para onde poderá requerer a suspensão temporária do serviço, sem qualquer custo.
Todos os esclarecimentos relativos à celebração, suspensão e ou alteração de dados do seu contrato devem ser solicitados através da linha de atendimento telefónico 289 720 000, ou para o email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. , devendo para o efeito selecionar a tecla 3 do menu de atendimento, identificando-se sempre com o seu código de utilizador.