Abastecimento de Água
A água é um recurso fundamental para a existência de vida. O nosso planeta possui cerca de 1.4 bilhões de km3, cobrindo cerca de 71% da superfície terrestre. Água potável de boa qualidade é fundamental para a saúde e bem-estar do homem. Estudos apontam para uma escassez cada vez maior de água para a produção de alimentos, desenvolvimento económico e proteção dos ecossistemas naturais.Nos últimos 15 anos, a oferta de água limpa disponível para cada habitante do planeta diminuiu quase 40%.
Assegurar a quantidade e qualidade da água necessárias para o consumo humano constitui, cada vez mais, uma preocupação e uma obrigação das sociedades como forma de garantir as gerações futuras. Para tal, é necessária a vigilância e o controlo da qualidade da água com vista à proteção da saúde dos efeitos nocivos resultantes de qualquer contaminação sempre em conformidade com as normas vigentes.
Descrição do Sistema de Abastecimento de Água
A água fornecida aos consumidores do concelho de Olhão provém do Sistema de Barragens de Odeleite – Beliche, e é distribuída pela empresa Águas do Algarve, S.A., após tratamento na Estação de Tratamento (ETA) de Tavira. Esta empresa, é responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água através do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água do Algarve.
Esquema do Sistema de Abastecimento de Água do Concelho de Olhão
Os processos e técnicas de captação e tratamento da água utilizados permitem a obtenção de uma água de excelente qualidade. Esta água chega aos cinco reservatórios principais distribuídos pelo concelho: Brancanes, Quelfes, Murtais, Pechão e Moncarapacho. A partir destes a água é em seguida distribuída por um conjunto de reservatórios secundários, a partir dos quais se desenvolve uma extensa rede de condutas e canalizações que transportam a água a todos os nossos consumidores.
Qualidade da Água
É um dos objetivos principais da Ambiolhão assegurar o abastecimento de uma água de qualidade a todos os seus consumidores, razão pela qual nos preocupamos permanentemente em acompanhar e monitorizar a qualidade da água fornecida nos diversos pontos do sistema, adotando um conjunto de medidas que visam assegurar esse objetivo.
O Decreto-Lei n.º 306/2007, de 27 de agosto, estabelece que “ (…) a água destinada ao consumo humano deve respeitar os valores paramétricos dos parâmetros constantes das partes I, II e III do anexo I” e não deve conter “ (…) nenhum microrganismo, parasita ou substância em quantidade ou concentração que possa constituir um perigo potencial para a saúde humana”. Por outro lado, o mesmo documento dispõe que, a Entidade Gestora do sistema de abastecimento, deve “ (...) dispor, no início de cada ano civil, de um PCQA, aprovado pela Autoridade Competente”.
O PCQA (Programa de Controlo da Qualidade da Água) é um instrumento que permite avaliar continuamente a qualidade da água fornecida aos utentes do sistema de abastecimento, garantindo a sua conformidade com os valores legalmente estabelecidos, sendo a Ambiolhão, o organismo responsável pela implementação e cumprimento desse programa, previamente submetido e aprovado pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos).
O PCQA define a calendarização do plano de amostragem a implementar, bem como, todos os pontos de amostragem distribuídos pelo concelho.
Para além do controlo analítico legalmente imposto, efectuamos um controlo mais alargado no âmbito do Programa de Controlo Operacional da Qualidade da Água.
Em termos qualitativos, as propriedades de uma água para consumo humano resumem-se nas seguintes características:
Ausência de substâncias químicas tóxicas;
Ausência de microrganismos e vírus causadores de doenças;
Valores baixos de cor, turvação, sólidos suspensos, cheiro e sabor;
Corrosão mínima para os minerais;
Baixa tendência para incrustações nas condutas e equipamentos;
Baixo teor de substâncias que deixam manchas (Fe, Mn)
De acordo com os resultados analíticos obtidos, pode afirmar-se que a ÁGUA DE ABASTECIMENTO PÚBLICO NO CONCELHO DE OLHÃO É UMA ÁGUA COM QUALIDADE.
Regras Para a Poupança de Água
A água é um dos bens mais preciosos, sendo imprescindível à vida. Esta fonte natural está a tornar-se escassa, e a sua disponibilidade em várias regiões está a ser constantemente ameaçada devido ao seu uso inadequado. É por estas razões que é fundamental consciencializar as populações da importância da conservação dos recursos hídricos.
Para tal, a água deverá ser usada racionalmente, evitando o seu desperdício e/ou contaminação.
Preserve a vida. Poupe água!
Legislação e Links
Legislação Aplicável
Decreto-Lei n.º 112/2002, de 17 de Abril – Aprova o Plano Nacional da Água.
Decreto-Lei n.º 319/94, de 24 de Dezembro – Regime Jurídico da concessão da exploração e gestão dos sistemas multimunicipais de captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público.
Decreto-Lei 306/2007, de 27 de Agosto – Estabelece o regime da qualidade da água destinada ao consumo humano.
Resolução do Conselho de Ministros Nº 113/2005, de 30 de Junho – Aprova o Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água – Bases e Linhas Orientadoras (PNUEA).
Links
Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos - www.ersar.pt
Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas - www.apda.pt
Agência Portuguesa do Ambiente - www.apambiente.pt
Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos - www.snirh.pt